Exercícios físicos alteram o ciclo menstrual?

Esse é um questionamento muito comum quando se trata de treinamento, principalmente porque o número de mulheres buscando exercício físico só vem aumentando.

Segundo Jonge(2003) e Constatini, Dubnov e Lebrun (2005) destacam alterações fisiológicas e no desempenho das capacidades físicas durante o ciclo menstrual como:

  • Fase menstrual: período que ocorre maior incidência de instabilidade emocional e irritabilidade, nota-se que nessa fase há redução de força, velocidade e resistência.
  • Fase Pós menstrual: ocorre um aumento da capacidade de resistência e velocidade.
  • Fase ovulatória: diminuição da capacidade de coordenação e força.
  • Fase Pós-ovulatória: nesta fase as atletas podem ter maior desempenho físico, decorrente de aumento considerável na força, velocidade e resistência.

Por esses motivos, as atletas devem ajustar os calendários competitivos de acordo com a variações decorrentes do ciclo menstrual, uma vez que estas interferem no desempenho físico.

Na nossa realidade de academia, o Personal Trainer deve estar atento a que fase sua aluna se encontra pra prescrever os treinos adequados e, em conseqüência, colher os melhores resultados.

Efeitos treinamento intervalado e do treinamento continuo na redução da composição corporal em mulheres.

As Pesquisas mostram que tanto o treinamento intervalado (aplicação repetida de exercícios e período de descanso de modo alternado) quando o treinamento continuo (exercícios tipicamente aeróbico cuja duração é prolongar com intensidade baixa, moderada ou alta em ritmo cadenciado) tem efeitos semelhantes na resistência e capacidade aeróbica (Cunningham etal.,1979).

Porém, os efeitos sobre a redenção de percentual de percentual de gordura são divergentes, onde o treinamento intervalado consome maior quantidade de oxigênio e em gasto maior de calorias a cada sessão de treinamento , reduzindo assim o percentual de gordura maior que no treinamento continuo.

O Personal Trainer, com sua bagagem de conhecimento tem como mesclar esses 2 tipos de treinos para maiores estímulos de suas alunas , mas dar prioridade ao treino intervalado se o objetivo for a perda de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *